Professores realizam visita técnica na Irlanda
Quinta-feira, 25 de julho de 2024
Última modificação: Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Entre os dias 6 e 12 de julho de 2024, os professores do Departamento de Computação – DECOM-DV / CEFET-MG , Michel Pires da Silva e Alisson Marques da Silva, juntamente com os professores Alex Gutterres Taranto e Daniel Falkoski, da Universidade Federal de São João Del Rei, realizaram uma visita técnica às universidades Dublin City University (DCU) e Trinity College, em Dublin, e à University of Galway, em Galway, na Irlanda. Esta iniciativa faz parte da etapa de divulgação de resultados e estabelecimento de parcerias internacionais delineada no projeto FAPEMIG 015/2022.
Durante essa visita técnica, os professores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre as metodologias de ensino, pesquisa e extensão empregadas nas instituições mencionadas. Diante disso, puderam observar os processos organizacionais e as infraestruturas de pesquisa, além de estabelecer um diálogo construtivo com diversas equipes acadêmicas. Um dos objetivos principais da visita foi apresentar o trabalho que realizam na busca por novos compostos farmacêuticos para o tratamento do Alzheimer, bem como explorar possíveis colaborações e parcerias estratégicas.
Na Dublin City University (DCU), os professores foram apresentados a projetos de ponta em bioengenharia e informática medicinal, além de discussões frutíferas sobre técnicas avançadas de análise de dados e desenvolvimento de software. Nesse contexto, as conversas se concentraram na integração de tecnologias emergentes na pesquisa biomédica e nas aplicações de inteligência artificial na descoberta de fármacos. Já na Trinity College e University of Galway, tiveram a oportunidade de observar diferentes modelos de negócio que unem entidades públicas e privadas sob o contexto de incentivo à educação e pesquisa de ponta.
Avaliação dos Encontros: Consideramos as visitas extremamente produtivas, tendo em vista as trocas de conhecimento e as perspectivas de cooperação futura que se abriram. Acreditamos que, em um futuro próximo, essas interações poderão se transformar em colaborações sólidas, resultando em uma ponte significativa de ensino, pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiarão tanto nossa instituição quanto as instituições parceiras.
Diante de toda a experiência oportunizada, concluímos esta visita técnica com a expectativa de que os laços estabelecidos evoluam para projetos colaborativos de impacto, contribuindo de maneira substancial para o avanço científico e tecnológico no campo da bioengenharia e no combate ao Alzheimer.