Projeto aborda questões de desigualdade de gênero no contexto da Engenharia
Quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024
Última modificação: Sábado, 17 de fevereiro de 2024

Alguns fatores, segundo o relatório, impedem que meninas e mulheres sigam a carreira na ciência, como, por exemplo, a falta de conscientização entre as gerações mais jovens sobre o potencial dos estudos em STEM; carência de informação sobre as carreiras; pobreza persistente e alta desigualdade socioeconômica.
A execução do projeto começa este ano e o objetivo é promover o protagonismo das alunas no desenvolvimento tecnológico por meio da orientação e incentivo à produção acadêmica e científica e capacitar adolescentes e mulheres em situação vulnerável em conceitos e habilidades básicas de tecnologia. “Em termos simples, representa uma oportunidade para aquelas a quem muito foi historicamente negado. Além da chance de inspirar futuras líderes e colegas de profissão a ocuparem espaços e lugares de fala em diversas áreas da sociedade (e do conhecimento)”, explica Thabata.
Atualmente, estão engajadas no projeto 14 alunas dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica, conta com o apoio de duas professoras e uma técnica administrativa. A expectativa é atender à comunidade externa por meio de palestras em oito escolas públicas sobre temas como cyberbullying, assédio digital, fakenews, entre outros temas relacionados à era digital, e promover a capacitação em informática básica para 30 mulheres em vulnerabilidade social. “A capacitação na área de tecnologia beneficia não apenas indivíduos, mas também se revela como uma estratégia poderosa para impulsionar o desenvolvimento social e econômico de toda uma nação. Nesse sentido, o projeto torna-se relevante pois suas diretrizes vão desde o fortalecimento acadêmico até a promoção da igualdade, por meio inclusão de mulheres e da disseminação do conhecimento em um campo altamente técnico em que mulheres historicamente enfrentam desafios persistentes que afetam sua participação plena e igualdade de oportunidades”, destaca.
Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG